O que e Seguro Transporte?

Empresas de transporte de carga, nacional e internacional, e os proprietários de bens e mercadorias não dispensam a contratação desse seguro para evitar prejuízos durante a cadeia de distribuição de produtos.

O risco de roubo é uma ameaça clara para o setor, podendo haver o desaparecimento ou não do veículo junto com a mercadoria roubada. A denominação dada, nesse caso, é desvio de carga. Além disso, existe também o risco de acidentes envolvendo o meio de transporte que, na maioria dos casos, danifica ou até mesmo destrói a carga.

Portanto existem hoje duas modalidades deste seguro que é o RCTRC e o RCF-DC

Regulamentado pelo decreto de número 61.867, promulgado em 07/12/1967, o RCTR – C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga) é um seguro que tem de ser contratado pelo transportador e que pode ser acionado em todo o território nacional.

Chamado de Responsabilidade Civil Facultativa do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga, o RCF – DC também é de responsabilidade das transportadoras, porém não é obrigatório. Sua contratação depende da aquisição do seguro RCTR – C.